Caos e Rigidez

Caos e Rigidez

Como você navega nas águas entre o caos e a rigidez

As crianças te vêem, mas do que te ouvem. 

Nossos filhos vão seguir os nossos exemplos e não os nossos conselhos. As crianças vão aprender muito mais com as nossas atitudes, do que com as nossas palavras. 

Em primeiro lugar, desde pequenos aprendemos diariamente milhares de ensinamentos. Como resultado, quanto menor a criança, mais lições são transmitidas pelos exemplos dos adultos. 

As crianças são como esponjas. Absorvem tudo o que fazemos, tudo o que dizemos. Aprendem conosco o tempo todo, mesmo quando não nos damos conta de que estamos ensinando.

Nosso exemplo é o que vai contar, eles vão aprender muito mais pelo que somos e não somente pelo que falamos.  

Nossos valores são transmitidos de uma geração a outra através de nosso comportamento. 

Os nossos filhos presenciam e absorvem a maneira como vivemos no dia a dia e o que aprendem será um modelo para eles durante toda a vida.

As crianças são esponjas e agem como espelhos. Quando estamos educando com sabedoria nossos pequenos seguem através do nosso exemplo.

As crianças sentem a coerência, cobram pela nossa coerência para ganhar confiança na construção e integração da Educação Emocional. No entanto, elas percebem os ruídos da nossa incoerência e se sentem confusas porque aprendem com o que estão sentindo de nós. 

Nós adultos não temos alcance da dimensão da intuição infantil, as crianças são muito intuitivas. Se elas sentem a coerência será a base da construção e da integração emocional. Com isso, fortalecemos a autoestima, autoconfiança e autonomia das crianças diante os desafios da vida cotidiana.

Quando ensinamos o que vivemos nós integramos o que falamos com harmonia. Além disso, essa “segurança” será uma das bases para formação da identidade da criança que está em formação e construção.

A egregora familiar é muito importante para a construção da Educação Emocional das Crianças.

Uma pessoa é bem integrada quando desfruta de saúde mental e bem-estar. Teoricamente o conceito de integração envolve uma compreensão da dinâmica em torno dos relacionamentos que vivemos.

Uma maneira simples de expressar a saúde mental é: nossa capacidade de nos mantermos em “um rio de bem estar.”

Traduzindo em palavras práticas, não é sobre nunca sair do nosso eixo e sim como voltar para o nosso centro de forma mais concisa, equilibrada e com equanimidade.

Confesso que é uma tarefa nada fácil, é um desafio diário para este amadurecimento pessoal.  

Vou usar uma analogia para ajudar na construção do pensamento e na nossa compreensão. 

“Imagine um rio calmo correndo pelo campo. Este é o seu rio do bem-estar. Quando você está com sua canoa e desliza suavemente na água, geralmente sente que tem um bom relacionamento com o mundo ao seu redor. Você tem uma compreensão clara de si mesmo, das outras pessoas e de sua vida. Com isso, pode ser flexível e se adaptar a situações de mudança. Assim, encontraremos o bem-estar e podemos nos manter estável e em paz . 

Como navegar entre as águas das margens do Caos e Rigidez – Imagem do Livro The Whole Brain Child

Às vezes, no entanto, conforme você se move, você chega muito perto de qualquer um dos lados do rio. Isso pode causar vários problemas, dependendo do banco que você abordar.

Uma Margem representa o Caos

Uma margem representa o caos, onde você se sente fora de controle . Em vez de navegar no rio pacífico, você é apanhado por correntezas rápidas e tumultuadas, e seu destino é dominado por confusão, desordem e tumulto.

Você precisa se afastar da margem do caos e retornar ao fluxo suave e calmo do rio. Mas não vá muito longe, não se afaste demais, porque o outro lado da margem apresenta seus perigos.

A outra margem representa a Rigidez

É a margem da rigidez , que é o oposto do caos. Ao contrário de estar fora de controle, a rigidez é quando você impõe controle sobre tudo e todos ao seu redor . Você fica completamente relutante em se adaptar, se comprometer ou negociar. Perto da margem da rigidez, a água está estagnada e os juncos e galhos de árvores impedem que sua canoa se mova.

Portanto, um extremo é o caos , onde há uma total falta de controle. O outro extremo é a rigidez, onde há muito, levando a uma falta de flexibilidade e adaptabilidade. 

Onde estamos navegando – No Caos ou na Rigidez – Ou no “Rio do Bem-Estar”

Todos navegamos rumo a essas margens e voltamos delas ao longo de nossos dias. Nós ziguezagueamos entre essas duas margens ao longo de nossos dias, especialmente quando tentamos sobreviver como pais. Quando estamos mais próximos das margens do caos ou da rigidez, estamos mais longe da saúde mental e emocional.

Quanto mais tempo pudermos evitar as duas margens, mais tempo passaremos curtindo o “Rio do Bem-Estar”. Grande parte de nossa vida adulta pode ser vista como se movendo por esses caminhos. Às vezes na harmonia do fluxo do bem-estar, mas às vezes no caos, na rigidez ou em ziguezague para frente e para trás entre os dois. A harmonia surge da integração. O caos e a rigidez surgem quando a integração falha e é bloqueada.”

A família ao longo do rio – Como navegar entre o Caos e a Rigidez

Até as crianças têm suas pequenas canoas e navegam em seus próprios rios de bem-estar.

Podemos ver a família como uma linha que pode se influenciar mutuamente “na navegação.” Por exemplo, vamos imaginar a mãe liderando o caminho, enquanto o pai na parte inferior observa e protege todos os outros. Ou vice-versa (é somente um exemplo, não leve em conta os gêneros).

Podemos dizer que se a mãe conseguir ficar nas águas calmas do meio do rio, ajudará os mais pequenos a fazer o mesmo . Na verdade, será muito fácil para eles seguirem seu rastro. Mas quando ela se aproxima de uma das duas margens, até as pequenas canoas provavelmente serão sobrecarregadas pelas corredeiras. Ou preso nos juncos. Isso ocorre porque eles são muito mais leves e fáceis de influenciar .

Mas, mesmo quando a família está equilibrada, acontecerá que os mais pequenos serão muitas e muitas vezes atraídos a explorar. Eles estão apenas aprendendo e são movidos pelo instinto de explorar o ambiente, acabando por se desviar do curso. 

O que fazer então? Distinguir entre rigidez e caos!

De que lado seu filho está se aproximando? 

Exemplo: Seu filho de 3 anos insiste em não compartilhar o jogo dela? Rigidez . Ele se joga no chão em desespero, grita e joga punhados de areia quando o amigo entra no jogo? Caos .

Como adulto ajude a criança a voltar para o leito do rio, em um estado harmonioso que evita tanto a desordem quanto a rigidez.

Você ficará surpreso ao ver como a matriz rigidez versus caos o ajudará a entender os comportamentos mais incontroláveis ​​de seu filho: esses conceitos o ajudarão a entender a situação. Com isso, entender com empatia a necessidade do momento da criança.

Se você vir caos ou rigidez, sabe que a mente dele não está integrada naquele momento. Caso contrário, quando ele está em um estado de integração, ele mostrará as qualidades de uma pessoa que associamos a alguém que é mental e emocionalmente saudável: flexível, capaz de se adaptar, estável e capaz de compreender a si mesmo e ao mundo ao seu redor.

O mesmo vale para crianças mais velhas.

O mesmo vale para crianças mais velhas. Exemplo: Sua filha de 10 anos, normalmente tranquila, está chorando histericamente porque não ganhou o trecho musical com solo que queria na peça da escola. Ela se recusa a se aclamar e fica dizendo sem parar que tem a melhor voz da turma.

Na verdade, ela está zangada e está aprendendo a lidar com as emoções. Ainda está entre as margens das emoções “Caos e Rigidez” e as suas emoções claramente tomaram conta da sua lógica.

Como resultado disso, teimosamente, não quer reconhecer que a outra criança pode ser tão talentosa como ela.

Como guiar as crianças de volta ao fluxo

Nós podemos guiar as crianças de volta ao fluxo do bem-estar para que ela obtenha um melhor equilíbrio consigo mesma e passe a um estado mais integrado.

Da mesma forma, os conceitos de caos e rigidez se aplicam aos adultos: portanto, podem ser úteis em todas as ocasiões da vida: com um estranho, com um colega de trabalho, com um amigo, com um membro da família, etc …

A harmonia entre as margens do caos e da rigidez emerge da integração. Caos e rigidez surgem quando a integração é bloqueada.

Quando nossos filhos encontram um estado de integração, demonstram qualidades que associamos a alguém mental e emocionalmente saudável. A criança vai crescer aprendendo a ser mais flexível, adaptável, resiliente, estável e capaz de compreender a si mesmo e ao mundo ao redor.

A poderosa e pratica abordagem da integração nos permite enxergar muitas formas nas quais nossos filhos – ou nós mesmos – vivenciamos “o caos e a rigidez” devido ao bloqueio da integração.

Quando nos conscientizamos disso, podemos criar e aplicar estratégias que promovam a integração na vida de nossos filhos e nas nossas. São estratégias cotidianas que nos ajudarão ao longo de nossa vida.

Em conclusão, vamos preparar o caminho para que nossos filhos vejam o mundo sob sua melhor luz, para que o considerem – e contribuam para fazer dele – um bom lugar para se viver.

“A energia flui para onde está a atenção. A atenção é nosso recurso cognitivo mais básico. É a partir dela que a mente monitora o fluxo de informações e é capaz de alterar a estrutura do cérebro. Os estados de caos ou rigidez seriam resultado de uma desintegração que impede a informação de fluir apropriadamente pelos circuitos e entre as pessoas​.”**

As crianças naturalmente são nossos mestres e já nascem com a pureza divina, nossa missão é contribuir com a continuidade de hábitos que ajudem na lapidação desses diamantes que são nossos pequenos seres de luz.

Reflexão: Você vive o que ensina, se esforça em vivenciar o que diz. Tem animo e entusiasmo para se aperfeiçoar. 

Felicidade e estado de presença, é quando o que você pensa, o que você diz, o que você é e o que você estão em harmonia.

Método Infância Zen

Conheça nosso Método Infância Zen que Capacita Mães, Pais e Educadores na Construção da Educação Emocional das Crianças gerando autonomia para às crianças crescerem seguras e felizes.

https://infanciazen.com.br/crianca-medita/

Nós acreditamos que podemos transformar o mundo através das crianças, que são seres de luz em constante evolução. Seja você a mudança que quer ver no mundo

Fontes consultadas: 

*Daniel Siegel, autor de The Whole Brain Child , usa essa bela metáfora para nos falar sobre o bem-estar emocional e o equilíbrio. Você ficará surpreso ao ver como a matriz rigidez versus caos o ajudará a compreender os comportamentos mais incontroláveis ​​de seu filho. https://drdansiegel.com/

**Michele Müller – Pesquisadora, escritora, especialista em neurociência clínica, neuropsicologia educacional e mestre em ciências da educação.

#inteligênciaemocional #educaçãoemocional #saúdemental #bemestar #neurociência #caos #rigidez #chaos #rigidity 

Compartilhe! Nos ajude a espalhar a mensagem por aí!