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Como Iniciar a Prática da Meditação com as Crianças

“O que é meditação? A palavra meditação provém do termo sânscrito medha, que significa sabedoria. Medha-tação significa realizar a sabedoria, entrar em contato interior com a sabedoria.

Ela se torna um guia para alcançar o sucesso na resolução dos problemas e situações da vida diária. Está disponível para qualquer pessoa, porque faz parte da natureza humana do ser humano, exatamente como a mente, os sentimentos e as sensações. Como uma mina de ouro escondida, encontra-se fechada na maioria das pessoas, mas aquelas que sabem como entrar em contato com ela, dispõem de grande riqueza.” – Deborah Rozman

Meditação é o prolongamento da concentração e o estado de contemplação, de presença no aqui e no agora. Momento de voltar para o coração e para nossa verdadeira essência, nosso EU superior.

Crianças raramente gostam que lhes digam o que fazer, especialmente se elas já estão ocupadas com alguma outra coisa. Ao ensiná-las como meditar, o melhor é utilizar um período de tempo do dia estabelecido para ser dedicado a essa atividade. Algumas crianças podem achar estranho e diferente do que estão acostumadas a fazer. A maioria das crianças gosta de meditar por um tempo, curto ou médio, determinado. Essas atitudes são normais e elas podem ser fortemente encorajadas a meditar diariamente, até que isso se torne um hábito natural. A partir de então, elas a buscarão por esse momento, pois este será o momento em que sentirão que seu ser mais profundo se realiza. A meditação passará, assim, a ser uma das suas atividades favoritas.

“O exemplo tem mais força que as regras.”

Sempre que uma criança se recusar a cooperar, é preciso dar a oportunidade da escolha. Ela poderá escolher permanecer e participar da meditação ou poderá fazer alguma outra atividade longe dos que estão meditando. Como a meditação constitui um período de tempo em que a criança estará em contato consigo mesma, quando ela não desejar meditar, é interessante não oferecer alternativas tentadoras, como brincar com um amigo ou ver desenho na TV. Permitir que ela escolha praticar ou não, sem dar outras opções. Caso ela não queira praticar, dar a opção de apenas observar sem fazer outra atividade. Não é bom forçar constantemente a criança a meditar. Isso pode significar abuso da autoridade por não levar em consideração os sentimentos daquele que a ela, se submete. Tal dominação sempre provoca ressentimento. Se a meditação se tornar uma prática familiar, as crianças a aceitarão muito mais prontamente. Isso serve para outras atividades e hábitos que temos a intenção de implementar.

Precisamos passar por essa fase inicial dando o exemplo e realizando a meditação individualmente e de maneira regular. As crianças, especialmente as menores, aprendem por imitação e identificação com os pais. Após algum encorajamento, a maioria se alegra em realizar a meditação de forma espontânea, por sua livre e espontânea vontade. Elas sentirão que também são responsáveis pelo bem estar e pela comunhão familiar.

“Nossos filhos são ótimos imitadores, então dê a eles coisas ótimas para se imitar.”

O encorajamento constante é no entanto essencial. O tempo regular da meditação em família pode ser aumentado, de modo a incluir um exercício de consciência, o compartilhamento de sentimentos e ideias ou resolver problemas. Todas essas atividades são melhores realizadas se, inicialmente, meditarmos e nos centrarmos. Também, quando surgirem grandes problemas, é interessante sentar para meditar, ou apenas procurar ficar em silêncio para se acalmar.

Desta forma, vamos ganhando a oportunidade de aprendizado de equanimidade. Cada indivíduo que se acalma é capaz de entrar em contato mais profundo com os sentimentos dele e dos outros. Embora seja um desafio, esse contato com o que ele está sentindo e/ou com o que o outro está sentindo pode trazer à mente uma solução criativa, e certamente propiciará uma visão mais global do problema ou melhor do desafio do aprendizado.

“As crianças têm mais necessidades de modelos do que críticas.”

A meditação focada no centro, no nosso Eu superior, pode ser realizada espontaneamente a qualquer hora, sempre que se julgar necessário – antes de dormir, antes de um exame escolar ou antes de qualquer coisa que achamos difícil ou melhor um desafio a ser superado.

Encontre um horário mais conveniente para as meditações diárias com as crianças, e tente cumprir este horário regularmente. A regularidade rítmica é natural. Quando algo interferir ou impedir seu esquema, use o próximo horário disponível. Crie um habito da família ou escolar.

O hábito de meditar e relaxar com as crianças é conquistado dia a dia, de forma divertida, tranquila e amorosa, com intuito de trazer serenidade, tranquilidade e equilíbrio emocional.

Acredito que podemos transformar a vida das crianças, que são seres de luz em constante evolução, começando suas jornadas. O que ensinamos às crianças são sementes que plantamos hoje, para colher um mundo melhor amanhã.

Vamos meditar com as crianças? Quando a criança tranquiliza seus pensamentos, respira lentamente e acalma seu coração ela está meditando. Com este processo de aprendizado diário ela encontra seu equilíbrio emocional e vive melhor.

Conheça alguns dos benefícios da Meditação para Crianças:
✔ Promove a concentração
✔ Desenvolve equilíbrio emocional
✔ Controla a ansiedade
✔ Promove a interiorização
✔ Melhora a atenção plena
✔ Estimula a alegria e felicidade
✔ Melhora a autoestima e autoconfiança
✔ Aumenta a criatividade e imaginação
✔ Melhora a memória
✔ Conecta com essência
✔ Promove a paz, serenidade e tranquilidade
✔ Desenvolve inteligências múltiplas

“Um corpo relaxado e calmo é um convite para paz.” Yogananda

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