Como trabalhar a diversidade com as crianças

No universo infantil, a utilização das histórias, contos e fábulas costuma encantar as crianças. Por isso, eu sempre recomendo as histórias para trabalhar a diversidade entre as famílias.

A importância de se contar histórias está no enriquecimento das experiências infantis, através do desenvolvimento de diversas formas de linguagem, o que auxilia na formação do caráter, da confiança e do poder imaginário da criança. Além disso, histórias estimulam funções cognitivas essenciais para o desenvolvimento do pensamento. A criança se ampara nas vivências dos personagens para absorver suas próprias vivências, aprendendo meios de lidar com seus problemas e dificuldades do dia-a-dia.

A história abaixo, por exemplo, trabalha o assunto ADOÇÃO de uma forma lúdica e divertida.

Nome da história: O menino que escolheu ser FELIZ

Era uma vez um menino que, ainda pequenino, escolheu ser feliz.

Há alguns anos, em uma cidade do interior, nasceu este pequeno menino da barriga de uma moça que estava muito doente, triste e deprimida. Por causa disto, ela não podia cuidar deste lindo menino. Ele vivia em uma casa escura, chata, sem amor, sem alegria, sem um papai e uma mamãe, sem brinquedos e com adultos que não lhe davam carinho.

Acontece que este menino, que era muito especial, esperto e inteligente, começou a pedir para o Papai do céu um papai, uma mamãe, uma casa com brinquedos e crianças para ele brincar. Toda noite, antes de dormir, ele olhava para o céu e via uma estrelinha que ele acreditava ser uma fadinha ajudante do Papai do céu. Então, ele dizia: “Papai do céu, obrigado por eu ser um menino especial, esperto e inteligente; mas estou tão triste, sem amor, sem carinho… Quero tanto um papai e uma mamãe, uma casa com brinquedos e crianças para eu brincar”. E depois ele cantava para a estrelinha: “Brilha, brilha estrelinha… Quero ver você brilhar…”. Após cantar por alguns minutos, cada vez mais baixinho, ele ficava em silêncio e assim adormecia. Enquanto dormia, a estrelinha, que era realmente uma fadinha, jogava pó mágico azul cheio de estrelinhas no pequeno menino e dizia: “Calma, lindo e pequeno menino, um dia você vai encontrar seu papai e sua mamãe”.

Certo dia, o menino foi morar em uma casa muito legal, alegre, colorida, cheia de brinquedos, cheia de crianças que eram seres de luz como ele, e ficou muito feliz. Ele brincou e sorriu muito com todos os novos amiguinhos, mas sempre se lembrava: “Eu ainda não encontrei meu papai e minha mamãe…”.

Todas as crianças-seres-de-luz que moravam naquela casa também queriam encontrar um papai e uma mamãe para iluminar a vida delas e assim formar uma linda família. Então, o bom menino contou a história dele para essas crianças e as ensinou como fazer para pedir para o Papai do céu. E todas aquelas crianças-seres-de-luz se reuniam antes de dormir, olhavam para o céu, viam uma estrelinha, e juntas diziam: “Papai do céu, obrigado pela nossa casa cheia de brinquedos e crianças; mas ainda estamos tão tristes… Queremos ser amados, queremos encontrar um papai e uma mamãe para iluminar as nossas vidas”. E depois eles cantavam para a estrelinha: “Brilha, brilha estrelinha… Quero ver você brilhar…”. Após cantar por alguns minutos, cada vez mais baixinho, ficavam em silêncio, e assim adormeciam. Enquanto eles dormiam, a estrelinha jogava pó mágico azul cheio de estrelinhas nas crianças-seres-de-luz e dizia: “Calma, lindas crianças, vocês são seres de luz, acreditem… Um dia vocês vão encontrar um papai e uma mamãe e serão muito amados”.

Lá nesta mesma cidade, em outra casa, vivia um papai e uma mamãe que queriam muito um filho saudável, esperto, inteligente, carinhoso e abençoado. E eles também, todas as noites antes de dormir, olhavam para o céu e diziam: “Papai do céu, obrigado por tudo que temos; mas desejamos e esperamos tanto um filho, um ser de luz… Nossa casa está sem brilho, sem cor, sem vida e sem criança para iluminar e alegrar nossas vidas”. E depois eles cantavam para a estrelinha: “Brilha, brilha estrelinha… Quero ver você brilhar…”, e assim adormeciam. Enquanto dormiam, a estrelinha jogava neles um pó mágico azul cheio de estrelinhas e dizia: “Calma, queridos, um dia vocês irão encontrar um filho, um ser de luz, um menino especial e iluminado para abençoar e iluminar a vida de vocês”.

E, assim, os dias se passavam…

Este papai e esta mamãe viviam em busca de trazer essa alegria para casa. Até que um dia eles encontraram um lugar onde havia muitas crianças que queriam iluminar as casas de muitas pessoas. E, ali, eles encontraram o lindo menino. Quando o pequeno menino viu aquele papai e aquela mamãe brincando, abraçando, rindo, dando muito amor a ele e a todas as crianças, ele pensou: “Obrigado, Papai do céu, encontrei meu papai e minha mamãe”.

O menino foi para aquela casa e juntos eles mudaram a luz, a cor e colocaram vida e muito amor naquele lugar. E estavam todos felizes… Mas, o pequeno menino, muito determinado, todas as noites, antes de dormir, olhava para o céu e dizia: “Papai do céu, obrigado pelo meu papai e pela minha mamãe. Só quero fazer mais um pedido: eu quero tanto uma criança para eu brincar…”. E depois ele cantava para a estrelinha: “Brilha, brilha estrelinha… Quero ver você brilhar…”, e assim adormecia. Enquanto dormia, a estrelinha jogava um pó mágico azul cheio de estrelinhas no pequeno menino e dizia: “Calma, lindo e pequeno menino, um dia você vai ter uma irmãzinha ou irmãozinho para você brincar”.

E assim eles, papai, mamãe e o lindo menino, viveram “FELIZES para SEMPRE”…

A história de hoje entrou por uma porta e saiu pela outra; e quem souber, que conte outra”.

Referências pesquisadas:

História escrita por Camila Fernandes, baseada no livro O Patinho Feio – Hans Christian Andersen.

Música:Twinkle, Twinkle Little Star” (em Português: “Brilha, Brilha, Estrelinha”).

Compartilhe! Nos ajude a espalhar a mensagem por aí!