Meditação para Adultos – 5 Dicas de como Meditar

Muitas pessoas me perguntam como meditar e quais são os benefícios da meditação. Eu sempre digo que meditar faz bem para o corpo, mente e alma. O bem estar e a melhora da saúde, conquistados com a prática diária, são consequências de alterações químicas e fisiológicas que a meditação estimula e que já foram cientificamente comprovadas.

Técnicas para iniciantes

A prática dedicada da meditação ocasiona uma profunda felicidade. Essa felicidade, sempre renovada, não nasce do desejo; ela se manifesta por meio do comando mágico da sua calma interior e intuitiva. Manifeste sempre esta serenidade.”

– Paramahansa Yogananda

A meditação implica simplesmente em aquietar a mente e livrá-la das suas emoções, pensamentos, sentimentos do ego e desejos inquietos, para que um maravilhoso sentimento de totalidade e de estar “em harmonia” possa ser alcançado.

Benefícios diários da Meditação:

  • Proporciona uma pausa valiosa para estar consigo mesmo

  • Ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade

  • Aumenta o sentimento interior de calma e tranquilidade

  • Promove o seu poder de enfrentar as dificuldades da vida

  • Intensifica a concentração e a objetividade

  • Promove o poder da criatividade

  • Fortalece o sentimento de harmonia consigo mesmo e com o mundo

  • Estimula a alegria e a felicidade, em todos os aspectos da vida

Enfim, é tudo de bOM OM OMmmmmmm! Vamos meditar?

Seguem abaixo cinco dicas de como começar a meditar:

Postura correta

Sente-se na postura de meditação confortável que você escolheu. Pode ser no chão, com as pernas cruzadas ou em uma cadeira de encosto reto e sem braços, apoiando completamente os pés no chão. Mantenha a coluna vertebral ereta, o abdome para dentro, o peito para fora, os ombros para trás e o queixo paralelo ao chão. As mãos podem ficar com as palmas viradas para cima e devem estar apoiadas nas pernas, onde a coxa se une à região abdominal, para evitar que o corpo se incline para frente.

Na postura correta, o corpo está ao mesmo tempo firme e relaxado, e é fácil permanecer completamente tranquilo e imóvel.

Feche os olhos e eleve suavemente o olhar sem forçar, dirigindo-o para o ponto entre as sobrancelhas, que é a sede do olho espiritual, o centro da percepção divina.

Inspire profundamente e contraia o corpo inteiro. Em seguida, solte o ar, fazendo o som “há haaa”. Desfaça-se da tensão e relaxe, respirando normal e calmamente, deixando os pensamentos irem. Repita este exercício de três a seis vezes.

Depois, esqueça a respiração, deixando-a fluir para dentro ou para fora de modo natural e espontâneo, como na respiração normal.

Oração inicial

Após colocar-se na postura da meditação, ofereça a Deus (Universo) uma prece do coração, expressando sua devoção e pedindo que abençoe sua meditação.

 

Concentrar a atenção no olho espiritual

Com as pálpebras parcialmente fechadas (ou completamente fechadas, se for mais cômodo), dirija o olhar para cima, focalizando-o, junto com a atenção, num ponto no meio das sobrancelhas, como se olhasse para fora através desse ponto. (A pessoa que se concentra profundamente costuma franzir as sobrancelhas.) Não é para cruzar nem forçar os olhos; ao relaxar e se concentrar com serenidade, o olhar se volta naturalmente para cima.

O importante é fixar a atenção totalmente no ponto entre as sobrancelhas. É o centro da Consciência Crística, a sede do olho único mencionado por Cristo: “A candeia do corpo é o olho; de sorte que, se o teu olho for único, todo o teu corpo terá luz” (Mateus 6:22). 

Quando atinge o propósito da meditação, descobre-se que sua mente se concentra automaticamente no olho espiritual, sentindo – de acordo com sua capacidade espiritual– um estado de união divina com o Espírito.

 

Orar profundamente a Deus na linguagem de seu coração

Continue com a atenção no centro da Consciência Crística, isto é, no ponto entre as sobrancelhas, orando profundamente a Deus. Invoque, na linguagem do coração, a presença Dele e as Suas bênçãos.

Cante e ore a Deus em silêncio, mantendo a atenção no ponto entre as sobrancelhas até perceber a resposta divina em forma de calma, profunda paz e alegria interior.

 

Prática diária

Cada período de meditação pode durar alguns minutos, a qualquer hora do dia, de preferência de manhã e à noite. Quanto mais tempo você permanecer sentado, desfrutando do estado de calma meditativa, mais progredirá espiritualmente. Durante as atividades diárias, mantenha a calma sentida na meditação; a serenidade o ajudará a manifestar felicidade e harmonia em todos os aspectos de sua vida.

 

fonte: Yogananda

Compartilhe! Nos ajude a espalhar a mensagem por aí!