Elogiar e encorajar de maneira eficiente

Encorajar e elogiar são atos importantes no processo de desenvolvimento da criança. Ajudam na autoconfiança e fazem as crianças acreditarem em si mesmas.

As crianças são incríveis e capazes de fazer coisas maravilhosas! Elogiar uma criança de maneira eficiente é uma forma fantástica de notar e reconhecer os valores que você acha importante na educação dos seus filhos. Perceber e reforçar comportamentos desejáveis e as qualidades que você quer encorajar, tais como independência, bondade, pro-atividade, etc…São ótimas maneiras de se educar as crianças. Isso constrói um diferencial a longo prazo, para a autoestima de seus filhos, seu sentido de identidade e sua habilidade para elogiar a eles mesmos e aos outros.

Método:

O método proporciona a seu filho elogios produtivos que o ajudam a identificar o que fez de maravilhoso, e também saber o que deve fazer mais vezes. Ressalta suas qualidades positivas e desenvolve uma forte apreciação sobre si mesmo.

– Qual o fato?

Perceba como as ações dos seus filhos produzem algo de útil ou um bom resultado. Diga a ele o que você percebeu.

– Que ação especifica seu filho realizou? Note o quê ele fez e como fez. Diga isso a ele e nomeie seu comportamento, de maneira clara, para que ele saiba qual o nome da ação que acabou de protagonizar.

– O que isso conta, indica ou lembra sobre seu filho? Pense em como as atitudes de seu filho demonstram qualidades que você quer encorajar. Diga a ele o quanto você está satisfeito por ele ter, ou estar desenvolvendo, tais qualidades.

Dicas para bons resultados

– Mostre entusiasmo pelas ações de seu filho.

– Lembre-se de comentar o fato e a ação. De preferência, faça isso antes de lhe dizer o que isso conta, indica ou lembra sobre seu filho. Isto é porque seu filho pode vivenciar e observar o fato e a ação, portanto, será mais fácil entender sobre o que você está falando.

– Seja específico em suas escolhas e no uso das palavras, para que seu filho entenda e associe essas palavras com seu comportamento e com ele mesmo.

– Evite o “puxão de orelha” no final, isto nega o elogio eficiente.

– Tradicionalmente, o elogio é dado por algo que alguém fez. Mas, com crianças pequenas, você pode usar o elogio em antecipação a comportamentos desejados, para encorajá-las ativamente a concretizá-los.

– Faça um esforço verdadeiro para notar seu filho fazendo coisas úteis, por menores e simples que sejam. É muito fácil ignorar o esforço dele, passar por cima e assumir a tarefa em seu lugar. Dê a ele o tempo que for preciso, para que ele possa fazer progressos. Você e ele ficarão encantados e impressionados com os resultados. Talvez você pense que não tem tempo para isso, especialmente se corre contra o relógio todos os dias. Entretanto, se ficar calmo e aberto aos esforços dele, muitas vezes isso pode funcionar mais rápido e fácil do que se imagina.

– Elogie e encoraje as ações maravilhosas que seu filho faz. Ajude-o a construir uma boa autoestima e o equilíbrio.

– Dê o exemplo! O poder do exemplo dos pais é a melhor base para uma boa educação.

Compartilhe! Nos ajude a espalhar a mensagem por aí!