Estabeleça e mantenha limites razoáveis

Quando me tornei mãe, eu sabia que seria uma oportunidade de estabelecer acordos e manter os limites de maneira coerente, com base nos valores que são importantes para mim.

Quando meu filho começou a me desafiar, notei a necessidade de criar um ambiente harmonioso para nos entendermos e vivermos em paz.

Os limites dão às crianças o espaço para crescer, aprender e brincar; para desenvolver a percepção sobre seus relacionamentos e sobre o que é importante na vida. Além disso, as crianças precisam testar estes limites para se sentirem seguras e serem mais criativas.

Crescemos ouvindo muitos “nãos”: “não faça”, “não pode”, “não corra”, “não pule” etc. Como adultos, temos um importante papel de líder na vida das crianças, mas sem a necessidade de nos tornarmos uma espécie de “general”. O segredo da psicologia positiva e da disciplina positiva é trabalhar o método Transforme “Não Faça” em “Faça”.

Método

O Limite

Estabeleça quais limites você quer que sejam respeitados em sua casa. Chegue a um consenso com todos os outros adultos que serão corresponsáveis por mantê-los. Tenha a certeza de que tais limites honram tanto as necessidades da criança quanto as suas. Utilize a linguagem positiva, dizendo à criança o que ela pode fazer. Use o “faça” ao invés do “não faça”.

As consequências positivas

Calcule previamente e lembre a criança quais serão as consequências positivas e os benefícios que existem por trás dos acordos e limites.

As consequências negativas

Decida quais serão as consequências negativas caso a criança ultrapasse os limites. Esteja preparado para realizar estas consequências logo após o descumprimento, para que a relação entre os dois acontecimentos fique clara para seu filho.

Linguagem positiva para apoiar o que a criança pode fazer

Use a linguagem positiva para dizer a seu filho o que ele pode fazer. Encoraje-o e o apoie para que ele encontre comportamentos compatíveis com os limites pré-estabelecidos.

O aviso, seguido pela escolha

Quando um limite está sendo desafiado de forma intensa, avise seu filho sobre as consequências negativas. De imediato, em seguida ao aviso, ofereça a seu filho a escolha entre a consequência negativa e a positiva. Anuncie a consequência positiva por último (para enfatizá-la), e faça com que soe verdadeiramente atraente.

Dar seguimento

Se seu filho, ainda assim, escolher ultrapassar os limites, dê seguimento às consequências negativas. Se não, elogie-o por seu comportamento apropriado e reforce as consequências positivas associadas. (leia no link). A rotina de seguir os acordos do dia-a-dia faz com que a criança se sinta mais segura.

Outras dicas são: estabelecer as regras junto com a criança; escrever e afixá-las em lugares visíveis da casa para serem sempre lembradas.

Compartilhe! Nos ajude a espalhar a mensagem por aí!